Atendimento planos CASSI | Bradesco | Mater Dei
Atendimento planos CASSI | Bradesco | Mater Dei

Vesícula biliar

A cirurgia para retirar a vesícula biliar, tecnicamente chamada de colecistectomia, está indicada no caso de vesícula inflamada, pedras na vesícula ou no caso de câncer. Quando ocorre de forma programada e sem complicações, costuma ser uma cirurgia rápida, durando em média 45 minutos, necessitando de apenas 1 a 2 dias dias de repouso e com uma recuperação para as atividades normais em 1 a 2 semanas.

A cirurgia pode ser feita de 2 formas:

  • Cirurgia convencional, conhecida como cirurgia aberta: feita através de um corte maior no abdômen, para retirada da vesícula. Costuma ter uma recuperação um pouco mais demorada, e deixa uma cicatriz mais visível;
  • Cirurgia por laparoscopia, conhecida como cirurgia a laser: é feita com 4 furos no abdome, por onde o médico passa o material e uma pequena câmera para realizar a cirurgia com menor manipulação e menos cortes, sendo uma cirurgia de uma recuperação mais rápida, com menos dor e cicatriz menor.

Ambas as cirurgias são feitas com anestesia geral, e geralmente, necessita de apenas 1 a 2 dias de internação. No entanto, caso o abdome esteja muito inflamado, como acontece em algumas complicações por pedras na vesícula, como colangite ou pancreatite, por exemplo, pode ser necessário um tempo maior para recuperação.

Se for necessário ficar mais de 3 dias de repouso na cama, o médico pode indicar que seja realizada fisioterapia ainda no hospital para garantir a boa movimentação do corpo e para prevenir complicações respiratórias que podem acontecer após qualquer cirurgia.

Leave a Reply